Linha editorial: O que é? Como definir? Como distribuir?
Antes de falar de marketing ou qualquer artifício para sobreviver aos impactos a pandemia do COVID-19 nos negócios, é importante ressaltar a importância de uma boa linha editorial em tempos de crise.
Além de promover as suas melhores ideias, a editoria nos oferece o norte necessário para prosseguir com conteúdo de valor em meio ao caos e distribuição de informação — em grande maioria, composta por fake news ou conteúdo irrelevante.
Por definição, linha editorial é "uma política predeterminada pela direção do veículo de comunicação".
Criar uma linha editorial é um dos primeiros passos na construção de um plano de comunicação. E não é um bicho de sete cabeças nem material a ser descartado. Para encontrar a sua é só responder as perguntas a seguir:
Quem são os seus clientes ideias e quais os interesses deles?
Quais assuntos você domina, gosta e sente prazer em falar?
Passo 1: Começando do começo
Numa folha de papel, escreva o nome da sua marca no topo.
Abaixo, liste de 2 a 3 temas principais. Exemplo: marketing digital (trabalho a ser promovido) x viagens (estilo de vida ou interesse pessoal).
Abaixo de cada tema, liste em ordem de prioridade os temas de conversas que você pode puxar.
Passo 2: Ligue os pontos
Todos os temas escolhidos devem se conectar.
Você pode fazer isso da seguindo os exemplos abaixo:
Sagrado Feminino x Empreendedorismo: De que forma o autoconhecimento sobre a nossa trajetória e ancestralidade, pode colaborar na construção de empreendedorismo mais intuitivo?
Veganismo x Produto Físico: Como as ideias propostas pelo veganismo podem contribuir em escolhas mais conscientes quando o assunto é matéria-prima?
Os assuntos a serem puxados pode começar por perguntas que VOCÊ pode ajudar a responder através de conteúdo de qualidade e em multiplataformas.
Passo 3: Construa o enredo
Você pode apenas fazer um post sobre o que é "público-alvo ou persona" ou criar uma série, mais ou menos esse jeito:
O que é marketing?
Qual a diferença entre público-alvo e persona?
Como encontrar o seu cliente ideal (exercício prático)
Desdobramentos de informações sobre persona
Entende a diferença? A linha editorial bem definida e aproveitada é desenvolvida como se fosse uma história a ser contada. Dessa forma você aproveita melhor o seu funil de vendas. Isso é comunicação.
Passo 4: Crie a expectativa
Cada editoria pode ter um nome. Seja criativo aqui.
Exemplos pessoais aplicados por mim para colocar em prática
#puxeumaconversa: uma hashtag em formato de stories e posts que conectam uma experiência pessoal com o meu conteúdo de Marketing Consciente, que estimula
RETHINK FRIDAY: uma newsletter semanal para ajudar a pessoas a repensarem hábitos, visão e relacionamento com a publicidade.
QUIZZ: o quizz é uma série de stories que inclui recursos do instagram como enquete e caixa de perguntas, para testar conhecimentos. Ao final, apareço em vídeo dando mais detalhes, teorias e exemplos práticos sobre o assunto proposto.
Viu? Não é tão complicado criar uma linha editorial eficiente.