Como será o consumidor do futuro?

Todos os anos, a Euromonitor Internacional faz um relatório com as principais tendências do consumidor. Para 2020, com um cenário bastante diferente dos últimos anos, vemos que algumas dessas proposições parecem ainda mais próximas da nossa realidade. 





Nesse artigo, você vai encontrar pontos importantes desse relatório e poderá aproveitar alguns insumos para entender o que o consumidor espera daqui pra frente e como a sua marca pode se orientar. Se quiser acessar o relatório completo é só clicar aqui.


O que nós queremos como consumidores? 


Mais conteúdo


Com tecnologia aprimorada, acessibilidade e uso, os consumidores podem encontrar imensas quantidades de informações com menos barreiras. Mas o que realmente queremos é conteúdo personalizado, autêntico e canais atraentes. Os consumidores querem que as marcas divulguem suas informações, produto ou serviço da forma mais acessível possível e entreguem sempre o seu máximo.


Experiências sob medida (a que custo?)


Nós esperamos que as marcas adaptem os produtos e serviços para nós, mas para isso devemos entregar as nossas informações pessoais para otimizar a experiência. As empresas estão investindo em algoritmos e métodos de coleta de dados para alcançar um marketing mais preciso. Em troca, nós, os consumidores, gastamos menos tempo pesquisando opções de produtos. Acontece que estamos ficando preocupados com quem acessa os nossos dados e como serão usados. Por isso, a tendência de personalização privada significa que estamos buscando experiências que não necessariamente são fabricadas digitalmente (pois talvez não valha o custo).


Acessibilidade


É o momento de olhar para os modelos de negócio inclusivo para todos. As empresas estão reformulando os seus produtos e serviços para serem mais acessíveis, representando indivíduos além do mainstream e ajudando a reduzir o preconceito em torno da diversidade e das diferenças. As marcas estão respondendo a um impulso social pela mudança e dando passos em direção à autenticidade e inclusão, colocando a acessibilidade no centro do desenvolvimentos de novos produtos.


Voltar às nossas raízes


É possível notar o nosso desejo de adotar e apelar para um senso de individualidade e crescimento de identidade nacional a partir da inspiração local. A tendência global é uma estratégia de negócios atraente para conquistar e manter a lealdade do consumidor. Em média, mais de 27% dos entrevistados em todo o mundo tentam fazer compras em lojas de proprietários locais, de acordo com a Pesquisa Lifestyle Survey da Euromonitor International de 2019.


Aproveitar melhor os nossos recursos


Os líderes de sustentabilidade de hoje estão aproveitando novos modelos de negócios circulares que visam oferecer mais com menos através do compartilhamento, reutilização, reabastecimento e aluguel. A maior conscientização ambiental está impulsionando a tendência dos revolucionários de reutilização, especialmente para as gerações mais jovens que estão priorizando experiências ao invés de posse. O fato cria oportunidades de negócios sustentáveis, que evitam a geração de resíduos e apelam aos consumidores mais éticos por meio de ações e produtos duradouros.


Lutar pelo ar puro


A crescente preocupação com o bem-estar pessoal e com o ambiente está colocando a qualidade do ar no centro das atenções. Em todos os lugares, a tendência se destaca como a conscientização sobre a poluição do ar estar afetando a escolha do consumidor e como as marcas estão se posicionando para atingir consumidores ambientalmente conscientes.


Saúde mental


O bem-estar mental está na vanguarda das preocupações dos consumidores em 2020. Um em cada quatro adultos no mundo desenvolvido sofre de ansiedade. No entanto, menos da metade recebe tratamento. Ao mesmo tempo, o consumo de automedicação produtos para alívio do estresse, como cigarros e álcool, está em declínio. Em vez disso, os consumidores estão buscando produtos baseados em resultados para abordar necessidades específicas de bem-estar mental e prevenir os efeitos fisiológicos do estresse, preocupação e insônia. O futuro da socialização será redesenhado.

34 visualizações

O que você tem em mente?

© 2020. Criado por Sue Coutinho.