facebook-domain-verification=lpgyfzvmkj1cdvheizn49fc1l937y2

5 dicas para ampliar o repertório e melhorar a sua comunicação

Você já conversou com clientes e seguidores que NÃO entendiam o que você queria dizer?


Talvez o problema não seja o design do seu post, muito menos o desenrolar do seu conteúdo. Possuir um bom repertório pode avalancar a sua comunicação, ampliar a sua rede de contatos e até vender melhor os seus produtos ou serviços.


Mas, você sabe o que constitui um repertório?


Muitas vezes, ao puxar uma conversa sobre Schopenhauer, Consumo Consciente e até mesmo LifetimeValue acabamos esquecendo que a pessoa do outro lado pode não ter a base que permita a compreensão do assunto. O contrário também pode acontecer. Pensa no repertório como uma pasta de ideias, valores e visão de mundo que é produto de uma acumulação de experiências individuais de toda uma vida.


Quais livros você leu? Como é o seu contexto cultural? Para onde você viajou? Como são os seus relacionamentos? No que você acredita?


Ter um bom repertório te dá jogo de cintura e proporciona uma comunicação mais eficaz, seja você o emissor ou receptor da mensagem.

Izidoro Blikstein, um importante linguista, tradutor, semioticista e professor afirmou que: "É bom lembrar que cada indivíduo tem uma determinada experiência e um certo grau de conhecimento: ele pode saber de muitas coisas e ignorar completamente outras”.


Para te ajudar, separei 5 dicas para ampliar o repertório e melhorar a comunicação:


#1 - Faça um "Diário de Bordo"

Ter um diário de bordo vai te ajudar a lembrar de referências não óbvias que você contata quando está vendo um filme ou fazendo uma viagem. Anote tudo! Desenhe, fotografe, colecione cartões de embarque ou percepções sobre uma ida ao museu.


#2 - Reserve tempo para conhecer coisas novas

Reserve um espaço na sua agenda para curadoria de informação, planejar novos roteiros turísticos (para depois da pandemia) na sua cidade e conheça novos artistas.





#3 - Fure a bolha

Já teve a sensação de que todo mundo que você conhece vê o mundo de forma parecida?

Aproveite as redes sociais para conhecer pessoas de outros contextos socioculturais, converse e interaja com assuntos similares ou não aos seus interesses.


#4 - Tenha um plano

Faça um plano de estudos e experiências com prazos. Liste cursos, livros, lugares, grupos... Tudo o que você puder mapear para constituir o seu conhecimento é válido. Você trabalha com marketing? Não seria interessante estudar comportamento humano ou negócios sustentáveis?

Saber coisas "fora do roteiro" pode fazer você se destacar numa conversa e te diferenciar dos seus concorrentes de mercado.


#5 - Pratique a escuta ativa

Você fica em silêncio porque está escutando ou por mal esperar a sua vez de falar também?

Quando você escuta atentamente o que o outro tem a dizer, acaba tirando água de pedra, aprendendo lições e enxergando possibilidades numa live sobre drinks ou de dicas de leitura. A escuta é uma das partes mais importantes da comunicação eficaz.



Ufa!

Agora que você já sabe o que é um repertório e tem nas mãos as dicas para ampliar as suas experiências. Lembre-se que, a comunicação é muito mais sobre o que os outros entendem e muito menos sobre o que estamos dizendo.



128 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Entre em contato

© 2020. Criado por Sue Coutinho.