15 perguntas para verificar se o seu Marketing é consciente

Vamos recapitular? As diferenças entre o marketing tradicional e o marketing consciente são grandes. Ao optar pelo segundo é como se posicionar para um grande abraço, que envolve inúmeros outros aspectos. O marketing consciente é sobre trazer um propósito maior aos negócios de forma a beneficiar uma cadeia com todos os envolvidos.
Ultimamente muitas pessoas tem falado sobre isso, mas na prática acabam esbarrando em atitudes nada conscientes. Por isso, esse artigo é também um teste para saber se você está no caminho certo. Pronto para enfrentar esse questionário?
15 perguntas para avaliar a sua marca
O seu conteúdo é relevante para o público ou ele busca vendas por impulso?
Você inspira as pessoas a consumirem de forma consciente?
A igualdade de raça e gênero importam para você e sua marca?
Você considera a acessibilidade?
Você tem uma causa?
As pessoas estão no centro da sua marca?
Como é a cultura da sua empresa? Você tem uma?
A remuneração de quem trabalha para você é adequada? Como é a sua relação com a sua equipe? Você respeita uma carga horária que seja saudável para essas pessoas?
Como é a sua relação com os investidores e fornecedores? Você sabe como ele se relaciona com os seus próprios colaboradores e se possui uma conduta ética? Eles possuem valores parecidos com os seus?
Você tem contribuído de que maneiras para reduzir o impacto ambiental? Faz compras locais para reduzir a emissão de CO2, opta por embalagens e insumos que podem ser reutilizados ou reciclados?
Você já esquematizou o ciclo do seu produto e assinalou os impactos diretos e indiretos causados por ele?
Você se responsabiliza por esse ciclo? Entende o tempo de vida e instrui as pessoas sobre o descarte correto? Ou mesmo direciona a reutilização ou dá dicas para que o produto dure mais?
Você é transparente quanto aos dados coletados dos clientes?
De que maneira o seu negócio ajuda a humanidade a prosperar?
Você se importa apenas com o lucro financeiro ou os sucessos obtidos pelos benefícios dos seus produtos e impacto na comunidade?
Com esse diagnóstico feito, você pode assinalar os pontos que podem ser aperfeiçoados e melhor embalar a experiência da sua marca. Não é preciso gabaritar nesse teste, mas ao menos ter no seu radar cada uma dessas considerações. Para praticar o marketing consciente a visão deve ser macro e ética em todos as relações estabelecidas.
Determinando o seu lugar nesse espaço, será mais simples expor o seu propósito e criar narrativas não apenas interessantes, mas com potencial de mudança. É assim que você poderá impulsionar um movimento no qual as pessoas desejam fazer parte.