Código de conduta

Este Código de Conduta tem como objetivo estabelecer as normas de conduta e os princípios éticos que orientam todos que se relacionam comigo, Sue Coutinho.

 

Sue Coutinho, como presença de negócio, atende toda marca e profissional da área da economia criativa, que atua em território nacional, e deseja existir de forma consciente e sustentável em toda sua estrutura.

 

Por adotar o Marketing consciente e a sustentabilidade dentro dos negócios criativos, Sue Coutinho tem a ética como algo pautado em todo o escopo de trabalho. Ou seja, da criação do produto até a maneira escolhida de comercialização desse produto para o consumidor final, a ética percorre está presente e servindo como pilar.

 

Diretrizes Gerais

 

Preâmbulo

 

Atualmente, a empresa não possui pessoas com vínculo empregatício, mas sim prestadores de serviços terceirizados que colaboram com a produção de conteúdo para a comunicação e gestão financeiro da Sue Coutinho. Sendo assim, todos aqueles que estejam contribuindo para o desenvolvimento do negócio, será denominado colaborador.

 

As diretrizes expostas neste Código de Conduta se aplica a todos que possuem vínculo e relacionamento com a Sue Coutinho.

 

1. Relação com colaboradores;

 

Para contratação de colaboradores terceirizados são utilizados como critérios o cumprimento da função acordada, bem como responsabilidade e ética para lidar com informações sigilosas da empresa. Não há qualquer discriminação de nacionalidade, origem, orientação sexual, afetiva ou de gênero, estado civil, idade, cor ou deficiência física e mental.

 

2. Relação com os superiores;

 

Sendo uma microempreendedora individual, Sue Coutinho não possui uma hierarquia interna de gestão. Atuando, na verdade, como a própria autogestora que é responsável pela criação de novos serviços e produtos, contratação de colaboradores terceirizados, atendimento aos clientes e cumprimento de práticas internas eco sustentáveis. 

 

3. Relação com os clientes;

 

Atender bem e as necessidades vigentes dos clientes que contratam os serviços SUE COUTINHO sempre será intrínseco ao trabalho realizado. O cliente-público de interesse de SUE COUTINHO são pequenas empresas eco sustentáveis que possui apenas uma pessoa integrante até negócios que possuem 20 funcionários em média na equipe. No entanto, para fazer parte do portfólio de SUE COUTINHO, critérios de escolhas precisam ser aplicadas. Sendos os critérios de escolha:

 

  • Nível de envolvimento emocional do criador ou responsável pelo projeto;

  • Nível de usabilidade dos produtos produzidos pela marca, ou seja, o quanto é usual, necessário para o consumidor final;

  • História por trás dos produtos criados, valores agregados ao negócio e criatividade;

  • Possuir pelo menos um pilar da sustentabilidade: social, econômico ou rentabilidade;

  • Estar aberto a mudanças de hábitos internos da empresas. Como por exemplo: redução de resíduos, práticas de compensação e impacto social.

  • Expressividade ou sua busca, a fim de tornar o produto fora do comum que o mercado tradicional apresenta.

 

4. Relação com fornecedores;

 

A relação com fornecedores se assemelha com a relação com colaboradores. A contratação e o critério de escolha se baseia na capacidade técnica, profissional e ética, sempre em alinhamento às exigências do momento de SUE COUTINHO. As práticas eco sustentáveis, bem como possíveis impactos positivos que a empresa fornecedora contribua social ou economicamente, serão fatores de predileção de escolha para contratação. Sendo assim, empresas que possuam reputação ou caráter duvidosos não serão consideradas. A relação com fornecedores não possui vínculo empregatício e sim terceirizado. 

 

5. Relação com a mídia;

 

Atualmente SUE COUTINHO produz artigos de forma independente, mas está aberta a colaborar com canais de mídia e comunicação que tenham grande alcance e relevância a fim de propagar práticas de consciência sustentável. Os critérios para que essa colaboração aconteça deve preservar os valores mantidos por SUE COUTINHO, que são: transparência, ética e sustentabilidade. 

 

6. Relação com as comunidades;

 

SUE COUTINHO contribui com a comunidade através de apoio financeiro para ações e iniciativas sociais que tenham como objetivo o impacto e a transformação coletiva. Os apoios acontecem de forma periódica, bimestralmente, podendo haver variantes na porcentagem da contribuição de acordo com o projeto financiado.

 

O Conselho Sue Coutinho tem como objetivo futuro adotar um sistema de inclusão em seu negócio com oferecimento de 40% de desconto para Organizações Sem Fins Lucrativos (ONGS) ou pessoas físicas que produção qualquer iniciativa de impacto social. A previsão para a concretização desse sistema é para o ano de 2021. 

 

7. Relação com o meio ambiente;

 

A relação com o meio ambiente é um pilar importante para SUE COUTINHO uma vez que esse é um dos principais critérios de seleção de clientes na qual o trabalho é feito. Sendo assim, essa relação tem dois vieses: 

 

Indireta - Como já explicado anteriormente, as empresas escolhidas que SUE COUTINHO presta serviços, geram impactos, mas estão dispostas a realizarem medidas de redução de danos e compensação. 

Direta - A prestação de serviços feita por SUE COUTINHO é essencialmente digital e remota. Esse modelo de trabalho faz com que o negócio não gere resíduos físicos e existe a consciência e preocupação constante a respeito da geração do lixo eletrônico.

 

5. Relação com o governo;

 

É vetado qualquer colaborador, cliente ou pessoa vinculada de alguma maneira a SUE COUTINHO o repasse de informações ou benefícios a políticos e integrantes do poder público, seja de forma direta ou por terceiros.

 

6. Dúvidas

 

As diretrizes deste código possui o objetivo de elucidar e avaliar seja qual for a situação e reduzir as possíveis interpretações a respeito das noções morais e éticas, mas não absolutamente apresenta detalhes de todas as situações que podem vir a se concretizar no cotidiano relacional entre os colabores e clientes. Portanto, dúvidas que surgirem quanto à aplicação deste código a uma situação específica deve ser apresentada para consulta a SUE COUTINHO.

 

7. Violações

 

É aguardado que todos os colabores sigam com maestria todas as diretrizes em todas e sob qualquer circunstância. O colaborador que infringir alguma conduta, política ou prática da SUE COUTINHO, ou incentive que outro o faça, será sujeito a medidas de julgamentos cabíveis. Qualquer colaborador que tenha ciência de alguma violação seja qual for o item deste código, por parte de qualquer outra pessoa, deve apresentar o ocorrido a SUE COUTINHO o mais breve possível.

 

8. Conselho Sue Coutinho

 

Sendo Sue Coutinho uma empresa autogerenciável, não possuindo superiores, cabe a mesma a julgar possíveis casos de violação de maiores gravidades do presente código, bem como sancionar disciplinas cabíveis, além de sempre estar comprometida a elucidar dúvidas em relação as informações. 

 

9. Disposições Gerais

 

O presente Código de Conduta entrará em vigor a partir da data exposta aqui. Todos os colaboradores, clientes ou qualquer outro que possui vínculo com Sue Coutinho terá conhecimento dessas diretrizes incluídas neste código. Sendo assim, nenhum colaborador poderá argumentar a insciência das diretrizes do vigente código em qualquer hipótese ou circunstância.

 

Este Código de Conduta entrou em vigor na data de 16 de julho de 2020.

O que você tem em mente?

© 2020. Criado por Sue Coutinho.